Especiais

Published on maio 19th, 2015 | by Katia Suman

0

Cidades Inteligentes – debate no IAB – 13.05.15

 

Especialistas da área de urbanismo participaram nesta quarta-feira (13/05) do debate “Cidades Inteligentes”, no Ponto de Cultura Solar do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB RS). A atividade integrou o ciclo de palestras Desafios Urbanos, promovido pelo IAB RS e teve mediação da jornalista Kátia Suman.

 

O evento contou com palestra de Paolo Bertaccini Bonoli, que falou direto de Milão, via Skype, sobre o projeto “Smart City Milão”. O italiano contou que a cidade é uma das poucas em seu país, que historicamente encarou o processo da modernidade.

Ele também citou o período dos anos 60 em que a cidade ganhou o metrô, porto, abertura de canais e parques. Nesta época, as avenidas principais da cidade, permitiam a circulação de automóveis. Hoje, estas vias se transformaram em espaços públicos exclusivos para pedestres.

O designer Mário Verdi, falou sobre a qualificação da paisagem urbana da cidade e do sistema Citysys, voltado ao gerenciamento inteligente de patrimônio público geolocalizado.

Fabrício Tarouco apresentou uma parte de sua tese de doutorado que tem como tema “A Metrópole que emerge dos Apps”.

O arquiteto Alexandre Pereira Santos falou da ferramenta SIG e das possibilidades de mineração de dados.

E o arquiteto urbanista e ativista Leonardo Brawl falou da conexão entre cidade e cidadãos, através de tecnologias sociais.

 

 

se você quiser adiantar o conteúdo durante a audição, isto é, pular algumas partes, clique em PLAY IN NEW WINDOW. Depois é só ir adiantando com o cursor.

Tags: , , , , ,


About the Author



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Back to Top ↑