Talk Radio

Published on novembro 20th, 2015 | by Katia Suman

0

Talk Cidade – painel ‘A Cidade que Queremos’ – Feira do Livro 2015

Um dos objetivos do coletivo Cais Mauá de Todos é trazer a discussão sobreo modelo de cidade que estamos construindo para a pauta das pessoas. Queremos que os cidadãos se envolvam com o tema, participem, opinem, discutam, tomem para si a tarefa de pensar a cidade. Entendemos que a cidade é uma construção coletiva e o poder público tem a obrigação de ouvir a população. Ouvir efetivamente. Simulacros de participação popular não cumprem essa função.

 

Para trazer questões que estimulem o debate, o Cais Mauá de Todos organizou a mesa A CIDADE QUE QUEREMOS,  dentro da programação da 61a Feira do Livro de Porto Alegre. Como diz o urbanista Jan Gehl, o planejamento urbano não garante felicidade. Mas mau planejamento urbano, definitivamente impede a felicidade. Ficar trancado perdendo tempo em um congestionamento não deixa ninguém feliz. Se a cidade consegue diminuir o tempo que as pessoas ficam paradas no trânsito e oferecer áreas de lazer e sociabilidade, ela está dando condições para uma vida melhor. E se ela oferecer espaços agradáveis para convívio, ela melhora efetivamente a vida das pessoas.

 

O debate “A CIDADE QUE QUEREMOS” teve a participação do vice-presidente do IAB, arquiteto Rafael Passos, do sociólogo Milton Cruz do Observatório das Metrópoles, do historiador e professor da UFRGS, Francisco Marshall, da educadora Maria Nazareth Agra Hassen, da Tomo Editorial e da arquiteta Lena Cavalheiro, do Cais Mauá de Todos. Mediação: Katia Suman.

 

 

foto de Lena Cavalheiro mostrando a plateia lotada

Tags: , , ,


About the Author



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Back to Top ↑